ter. jun 22nd, 2021

Professor que criou holografia para ajudar no ensino desenvolve projeção em tamanho real na sala de aula

Compartilhe a Verdade!

Compartilhe a Verdade:


Este novo projeto de holograma em tamanho real do professor Alberto Rodrigues dos Santos, de Piraju (SP), é realizado na própria escola com relatos dos alunos que frequentam as aulas presenciais.

Após muita dedicação e energia gasta  para ajudar no ensino dos alunos, o professor de arte Alberto Rodrigues dos Santos, de Piraju (SP), aperfeiçoou um de seus projetos e criou novas projeções em tamanho real para incentivar os alunos durante as aulas.

Neste novo projeto, a holografia em tamanho real foi feita para ser utilizada na escola com relatos dos próprios alunos que estão frequentando as aulas presenciais.

No entanto, segundo o professor, para aqueles que seguem nos estudos a distância, ele produziu, higienizou e enviou para a casa dos estudantes cerca de 50 displays para que eles acompanhassem as histórias contadas pelos colegas em sala de aula.

Em entrevista ao G1, o “professor do holograma” contou que a holografia em tamanho real, como meio de comunicação e expressão, sobretudo em tempos de distanciamento social, pode dar voz aos alunos e incentivá-los a compartilhar experiências e histórias vivenciadas por eles.

“Meu maior problema em relação à isso foi pensar como eu poderia ajudá-los nessa atividade de troca de relatos e a minha solução foi um holograma em tamanho real”, diz.

De acordo com ele, a ideia de aperfeiçoar um projeto anterior e criar uma holografia em tamanho real se concretizou depois do anúncio da retomada das aulas presenciais no início do ano.

“Logo já comecei a pensar na possibilidade de não deixar nenhuma das crianças para trás do projeto, porque há alunos novos. Então fiz uma unificação do projeto anterior, ‘professor holográfico’, e esse novo projeto em tamanho real. É apenas um aperfeiçoamento do anterior”, relatou Alberto.

Para ele, o fato de ter uma equipe na gestão escolar participativa abriu caminhos para outras possibilidades e desenvolver novos projetos aos alunos, sendo um deles, o projeto que abordava questões sobre o consumo e foi contemplado com um prêmio que incentiva ideias inovadoras no ano passado.

“É uma equipe muito ativa e participativa, que nos ajuda e incentiva na criação de projetos dentro da escola e não nos deixa sozinhos”, conta.

Criação em tamanho real

Para criar as holografias em tamanho real o professor explicou que foi necessário realizar diversos testes em superfícies transparentes e aplicar verniz para deixar a aparência mais opaca. Em seguida, ele posicionou o material de acrílico sobre uma mesa, gravou os relatos e projetou na parte traseira da superfície transparente.

“Tudo foi feito de maneira simples e com materiais possíveis e fáceis de serem encontrados”, explica.

 

De acordo com ele, para as turmas que estão frequentando as aulas presenciais, há um holograma em tamanho real que é compartilhado na escola entre eles, seguindo todos os protocolos sanitários.

“Quando falamos em holografia, as pessoas acreditam que é algo praticamente impossível, mas a questão é justamente pesquisar soluções possíveis na cidade e região em que vivemos ou atuamos e procurar materiais acessíveis que dessem o mesmo efeito de holografias mais caras. A pesquisa é necessária no desenvolvimento de projetos, especialmente naqueles em que envolvemos tecnologia e pedagogia”.

 

Segundo Alberto Rodrigues, a criação de projetos como esse que podem contribuir efetivamente para um mundo melhor é de missão cumprida.

“Quando conseguimos desenvolver e realizar projetos que dá frutos e possibilita a transformação de um indivíduo para um mundo melhor, faz com que a gente se sinta, de alguma forma, importante na vida de alguém. O sentimento maior é de missão cumprida e de que é possível com motivação realizar novos projetos de qualidade mesmo em uma escola que é pública”, finaliza.

Projeto Professor Holográfico

 

 

No projeto de holografia antecessor, o professor abusou da criatividade e da tecnologia para tentar atrair a atenção dos alunos nas aulas a distância, implantada nas escolas como medida de isolamento por causa da pandemia de coronavírus.

Em entrevista ao G1 na época, Alberto explicou que a ideia de se comunicar por intermédio de um holograma caseiro surgiu há alguns anos, em um outro projeto onde um dos questionamentos era a presença física das pessoas.

Segundo ele, os alunos participaram de um estudo sobre os tipos de comunicação, onde foi abordado desde a comunicação via carta até a holografia.

No entanto, com os reflexos causados pela Covid-19 e com o objetivo de minimizar o distanciamento social, o professor sentiu a necessidade de encontrar um novo significado ao projeto e colocar em prática a teoria

 Assista o vídeo abaixo 

Fonte: G1

Ainda não é Aluno? Cadastre-se aqui, e faça parte dessa Revolução.

Já é Aluno, mas ainda não se tornou Membro? Vire membro aqui, e contribua com essa Verdade. Mensalidade convertida em Téritos e conteúdo exclusivo.

Faça parte do Congresso Online e lute pelo Brasil!

Luz p’ra nós!

Portais:

www.escoldadelucifer.com.br
www.unebrasil.com.br
www.unebrasil.org
www.querovencer.unebrasil.com.br
www.congressoonline.orgwww.unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
www.unebrasil.net

 

 

 

Compartilhe a Verdade:


0 0 votes
Article Rating

Compartilhe a Verdade!

Entre com:





Subscribe
Notify of
15 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Daniela Cristina
Editor
06/06/2021 1:52 pm

Caramba que legal!!!!!! Muito luciferiano esse prof <3 rsrsrsrsrs

Lucas Schwarzbold
Editor
06/06/2021 2:45 pm

Legal mesmo, sem precisar de rios de verba fez o simples de maneira criativa. Tenho certeza que motivou os alunos com sua dedicação.

Silvia Cristina Rodrigues
06/06/2021 3:28 pm

Super futurista, show.
Luz p’ra nós!!

Leonardo Moreira
06/06/2021 6:17 pm

Luz P’ra Nós!

Miryam Yoshiko
Admin
06/06/2021 8:01 pm

Nossa essa projeção holográfica, via em filmes e não imaginava que poderia ser realizada assim “numa sala de aula comum”… Com certeza o professor não é nada comum, mas determinado e inovador, parabéns!!

Luz p’ra nós!

Bruno Davi Moquiute
07/06/2021 1:30 am

Luz para nós!!!

Dudu de Souza
Editor
07/06/2021 9:18 am

Muito interessante essa matéria! Luz p’ra nós

Eduardo Francisco
08/06/2021 8:44 pm

Luz p’ra nós!

Williams Rodriguez
10/06/2021 3:43 pm

Caramba ! Já chegamos nessa tecnologia.

Maísa Sousa
10/06/2021 11:44 pm

que lindoo!
Luz p’ra nós

error

Seja caminho para a Verdade

15
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Pular para a barra de ferramentas